• RC

    From Mauro Veiga@4:801/194.1 to All on Sun Apr 15 16:52:30 2018
    Repassando...

    Forwarding message from fn_sysop.
    Originally by: Bill McGarrity, 1:266/404
    Original date: 15/04/18 13:52
    Subject: RC
    ***

    * Originally in: Fidonet The I'ntl Fido Sysop Conference

    I know this is a rather strange request but here goes.

    To any Zone 4 sysops that would be interested in becoming a Regional Coordinator/Echomail Coordinator for an FTN network based on 'Sports from around the world', please contact me. Your area would consist of:

    The Caribbean
    Central America
    South America

    Being my spanish is limited, english is a must in discussing your duties.

    Naturally, you'd be expected to promote the network in your designated areas. You must be able to act as a hub for all downlinks (NC/NEC) that you create. Your NC's should also help promote the network. Knowledge in MakeNL is a MUST on all *C levels.

    For more info please FREQ: SPORINFO

    Thanks...


    --

    Bill

    Telnet: tequilamockingbirdonline.net
    Web: bbs.tequilamockingbirdonline.net
    FTP: ftp.tequilamockingbirdonline.net:2121
    IRC: irc.tequilamockingbirdonline.net Ports: 6661-6670 SSL: +6697
    Radio: radio.tequilamockingbirdonline.net:8010/live


    ... Look Twice... Save a Life!!! Motorcycles are Everywhere!!!
    -+- MultiMail/Win32 v0.50
    + Origin: TequilaMockingbird Online - Toms River, NJ (1:266/404)


    --

    ---<><><>--- Mauro Veiga - abutre.no-ip.org:2323 ---<><><>---
    --- Hotdoged/2.13.5/Android
    * Origin: Point da Coruja - Brasil * (4:801/194.1)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to Mauro Veiga on Mon Apr 16 08:31:00 2018
    Alo Mauro,

    * Numa mensagem para All, Mauro Veiga disse:
    To any Zone 4 sysops that would be interested in becoming a Regional Coordinator/Echomail Coordinator for an FTN network based on 'Sports from around the world', please contact me. Your area would consist of:

    Entendi que a chamada ‚ para ser RC de uma outra rede com tema de esportes.
    A pergunta que tenho ‚: por que nĘo ter essa(s)  rea(s) dentro da Fidonet?

    Falando em RC...

    Percebi pelo site http://nodehist.fidonet.org.ua/ que em 7 de setembro de 2017

    completei 10 anos como RC80! :)
    Parece que foi ontem que recebi essa responsabilidade do Renato.

    Na maior parte deste tempo, quase nĘo houveram novas BBSs por aqui e o tr fego

    nas  reas BR era praticamente nulo. Entre 2014 e 2015, passei um ano morando no exterior e com isso a R80 ficou esse tempo praticamente sem operar. Talvez o Renato ainda fizesse algum evento direto com a Janis...

    Em 2016, no meu retorno, reativei a Brain Storm e a RC80. Para minha surpresa e felicidade, percebi que a situa‡Ęo da nossa Region come‡ou a mudar! :) Em maio, a Ninho do Abutre voltou a operar, e em julho foi a vez da Saturn's Orbit. Inicialmente, achei que pudesse ser s¢ "fogo de palha", mas entĘo, um ¢timo trabalho de divulga‡Ęo come‡ou a ser realizado, principalmente pelo Fl vio e pelo Mauro foi iniciado. A Lista Nacional de BBS ressurgiu e vimos passar por ela antigos nomes como Alo”sio Mello (PE/USA), Lu”s Carlos Fa”sca (DF), Regivaldo Costa (DF) e F bio Becker (RS), bem como novos SysOps como Ranieri (RN), Rams‚s (RN) e Glauber (RJ)... E temos novos interessados na fila! :)

    Portanto, aproveito a oportunidade e o momento, para colocar a disposi‡Ęo o cargo de RC80. Entendo que RC nĘo ‚ cargo vital”cio, e a renova‡Ęo seja boa para nossa Region. Apesar de ter sido o RC que passou mais tempo no cargo, nunca fui bom em policies. :) Mas acredito que exista um processo para realizarmos elei‡äes. Vamos pesquisar! :)

    Lembro que o fato de eu nĘo ser mais o RC, nĘo exige que modifiquemos as conexäes para troca de pacotes em nossa rede. Eu posso passar a atuar como Hub, por exemplo, e mantemos como est . Posso tamb‚m continuar como feed das  reas internacionais da Fido, se preferirem. Acho que o que as principais responsabilidades seriam o roteamento dos Netmails (eventos com o ZC4), e a gestĘo do nosso Nodelist.

    E a”? Quem se anima em se candidatar?
    Quem topa encarar essa missĘo?

    PS: Respondi esse e-mail para o Mauro, pois um assunto puxou o outro, mas ‚ claro que esta segunda parte ‚ destinada para All! ;)

    []'s,
    Ioram


    ---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to All on Mon Apr 16 11:21:00 2018
    Alo All,

    * Numa mensagem para Mauro Veiga, Ioram Sette disse:
    nunca fui bom em policies. :) Mas acredito que exista um processo para realizarmos elei‡äes. Vamos pesquisar! :)

    Como eu disse, nunca fui bom em policies...

    "1.2.4 Regions and Regional Coordinators

    A region is a well-defined geographic area containing nodes which may or may not be combined into networks. A typical region will contain many nodes in networks, and a few independent nodes which are not a part of any network.

    The Regional Coordinator maintains the list of independent nodes in the
    region and accepts nodelists from the Network Coordinators in the region.
    These are compiled to create a regional nodelist, which is then sent to the Zone Coordinator. A Regional Coordinator does not perform message-forwarding services for any nodes in the region.

    Regional Coordinators are appointed by the Zone Coordinator." ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

    Ou seja, a Fido nĘo ‚ tĘo democr tica quanto eu achava... :)))

    E a”? Quem se anima em se candidatar?
    Quem topa encarar essa missĘo?

    De qq forma, a proposta ainda est  de p‚!
    Se algu‚m tiver interesse, a gente convence o Manuel a indicar. :)

    []'s,
    Ioram






    Ķ[ Enter=Quote Line ^Q=Switch Windows ^K=Done ^T=Expand ^G=Shrink ]ĶĶĶĶĶĶĶĶĶ
    nunca fui bom em policies. :) Mas acredito que exista um processo para realizarmos elei‡äes. Vamos pesquisar! :)

    Lembro que o fato de eu nĘo ser mais o RC, nĘo exige que modifiquemos as conexäes para troca de pacotes em nossa rede. Eu posso passar a atuar
    Ķ[ ESC/^O=Menu ]ĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶ[ BR.BBSING ]ĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶĶ[ ^Q=Quote ]Ķ
    Registered to Ioram Sette, Brain Storm BBS



    Ou seja, a Fido nĘo ‚ tĘo democr tica quanto eu achava... :)))


    ---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to IORAM SETTE on Mon Apr 16 13:00:00 2018
    Quoting Ioram Sette to Mauro Veiga at 04-16-18 08:31 <=-

    Ola, Ioram.

    * Numa mensagem para All, Mauro Veiga disse:

    To any Zone 4 sysops that would be interested in becoming a Regional Coordinator/Echomail Coordinator for an FTN network based on 'Sports from around the world', please contact me. Your area would consist of:

    Entendi que a chamada ‚ para ser RC de uma outra rede com tema de esportes. A pergunta que tenho ‚: por que nĘo ter essa(s)  rea(s)
    dentro da Fidonet?

    Boa pergunta! O Bill MacGarrity eh administrador da rede SPORTNET.
    Provavelmente quer expandir a rede e viu que ninguem da Z4 ecoa.

    A mim nao interessa. Acho que as redes que realmente valem a pena
    e acrescentam algo sao a Fidonet, Dove-net e Fsx-net - no final
    todas sao frequentadas pelas mesmas pessoas. :-D

    Falando em RC...

    Percebi pelo site http://nodehist.fidonet.org.ua/ que em 7 de setembro
    de 2017
    completei 10 anos como RC80! :)
    Parece que foi ontem que recebi essa responsabilidade do Renato.

    Eu lembro! :-)

    Na maior parte deste tempo, quase nĘo houveram novas BBSs por aqui e o tr fego
    nas  reas BR era praticamente nulo. Entre 2014 e 2015, passei um ano morando no exterior e com isso a R80 ficou esse tempo praticamente sem operar. Talvez o Renato ainda fizesse algum evento direto com a
    Janis...

    Ca pra nos, houve um desanimo geral apos 2009.

    Em 2016, no meu retorno, reativei a Brain Storm e a RC80. Para minha surpresa e felicidade, percebi que a situa‡Ęo da nossa Region come‡ou
    a mudar! :) Em maio, a Ninho do Abutre voltou a operar, e em julho foi
    a vez da Saturn's Orbit. Inicialmente, achei que pudesse ser s¢ "fogo
    de palha", mas entĘo, um ¢timo trabalho de divulga‡Ęo come‡ou a ser realizado, principalmente pelo Fl vio e pelo Mauro foi iniciado. A
    Lista Nacional de BBS ressurgiu e vimos passar por ela antigos nomes
    como Alo”sio Mello (PE/USA), Lu”s Carlos Fa”sca (DF), Regivaldo Costa (DF) e F bio Becker (RS), bem como novos SysOps como Ranieri (RN),
    Rams‚s (RN) e Glauber (RJ)... E temos novos interessados na fila! :)

    Portanto, aproveito a oportunidade e o momento, para colocar a
    disposi‡Ęo o cargo de RC80. Entendo que RC nĘo ‚ cargo vital”cio, e a renova‡Ęo seja boa para nossa Region. Apesar de ter sido o RC que
    passou mais tempo no cargo, nunca fui bom em policies. :) Mas acredito que exista um processo para realizarmos elei‡äes. Vamos pesquisar! :)

    Lembro que o fato de eu nĘo ser mais o RC, nĘo exige que modifiquemos
    as conexäes para troca de pacotes em nossa rede. Eu posso passar a
    atuar como Hub, por exemplo, e mantemos como est . Posso tamb‚m
    continuar como feed das  reas internacionais da Fido, se preferirem.
    Acho que o que as principais responsabilidades seriam o roteamento dos Netmails (eventos com o ZC4), e a gestĘo do nosso Nodelist.

    E a”? Quem se anima em se candidatar?
    Quem topa encarar essa missĘo?

    Grande Ioram!
    Durante esse tempo voce sempre fez um otimo trabalho tanto na
    coordenacao quanto nos ajudando e estimulando a configurar os
    sistemas e - principalmente - sendo um grande amigo. :-))

    Ficaria muito feliz se voce continuasse como RC80, mas se voce tem
    seus motivos para deixar o cargo a disposicao so tenho a respeitar
    sua decisao. Nesse caso meu voto para RC80 vai para o amigo FLAVIO
    BESSA. ;-)


    []'s
    ³
    ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ Mauro R. Veiga Ä abutre.no-ip.org:2323 ÄÄÄÄÄÄÄÄ * ÄÄÄÄÄÄ
    ³

    MeSSaGe SiTTeR 1.00 - Full Version
    Live Long and Prosper

    ... N„o me preocupo com o futuro. Em breve, ele vir . (Albert Einstein)
    ___ Blue Wave/386 v2.30
    --- SBBSecho 3.00-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro - Brasil * (4:801/194)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to IORAM SETTE on Mon Apr 16 13:37:00 2018
    Quoting Ioram Sette to All at 04-16-18 11:21 <=-

    Regional Coordinators are appointed by the Zone Coordinator." ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

    Ou seja, a Fido nĘo ‚ tĘo democr tica quanto eu achava... :)))

    Eita! Ja era hora dessas coisas mudarem, nao? Nao estamos mais nos
    anos 90. :-P

    E a”? Quem se anima em se candidatar?
    Quem topa encarar essa missĘo?

    De qq forma, a proposta ainda est  de p‚!
    Se algu‚m tiver interesse, a gente convence o Manuel a indicar. :)

    Manuel eh boa gente. Acredito que se escrever para ele citando
    nomes interessados ele apoiara. Ja foi o tempo das guerras de egos
    nas redes, ao menos aqui na Z4.


    []'s
    ³
    ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ Mauro R. Veiga Ä abutre.no-ip.org:2323 ÄÄÄÄÄÄÄÄ * ÄÄÄÄÄÄ
    ³

    MeSSaGe SiTTeR 1.00 - Full Version
    Live Long and Prosper

    ... Louco, eu ??? Nao, banana sem casca voa...
    ___ Blue Wave/386 v2.30
    --- SBBSecho 3.00-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro - Brasil * (4:801/194)
  • From Adler Medrado@4:801/188.1 to Mauro Veiga on Mon Apr 16 20:03:36 2018
    Hello, Mauro Veiga.
    On 16/04/18 1:37 PM you wrote:

    Manuel eh boa gente. Acredito que se escrever para ele
    citando
    nomes interessados ele apoiara. Ja foi o tempo das guerras
    de egos
    nas redes, ao menos aqui na Z4.

    Eu vejo umas discusses interessantes no Fidonews... As vezes at acaloradas demais.


    --
    Best regards,

    Adler Medrado
    Masada Point
    https://adlermedrado.com.br
    --- Hotdoged/2.13.5/Android
    * Origin: Masada Point - 4:801/188.1 (4:801/188.1)
  • From Flavio Bessa@4:801/188.2 to Ioram Sette on Mon Apr 16 23:04:44 2018


    Falando em RC...

    Percebi pelo site http://nodehist.fidonet.org.ua/ que em 7 de setembro de 2017 completei 10 anos como RC80! :)
    Parece que foi ontem que recebi essa responsabilidade do Renato.

    Rapaz, dez anos. Parece que foi ontem mesmo!

    Na maior parte deste tempo, quase nĘo houveram novas BBSs por aqui e o tr fego nas  reas BR era praticamente nulo. Entre 2014 e 2015, passei um ano morando no exterior e com isso a R80 ficou esse tempo praticamente sem operar. Talvez o Renato ainda fizesse algum evento direto com a Janis...

    Pelo que deu pra entender, a rede ficou mortinha nesse per”odo.

    Em 2016, no meu retorno, reativei a Brain Storm e a RC80. Para minha surpresa e felicidade, percebi que a situa‡Ęo da nossa Region come‡ou a mudar! :) Em maio, a Ninho do Abutre voltou a operar, e em julho foi a vez da Saturn's Orbit. Inicialmente, achei que pudesse ser s¢ "fogo de palha", mas entĘo, um ¢timo trabalho de divulga‡Ęo come‡ou a ser realizado, principalmente pelo Fl vio e pelo Mauro foi iniciado. A Lista Nacional de BBS ressurgiu e vimos passar por ela antigos nomes como Alo”sio Mello (PE/USA), Lu”s Carlos Fa”sca (DF), Regivaldo Costa (DF) e F bio Becker (RS), bem como novos SysOps como Ranieri (RN), Rams‚s (RN) e Glauber (RJ)... E temos novos interessados na fila! :)

    O trabalho n?o foi s¢ meu e do Mauro, mas de todos n¢s! Cada um contribuiu com
    uma coisa, desde os testes com os points ate o NNTP.

    Portanto, aproveito a oportunidade e o momento, para colocar a disposi‡Ęo o cargo de RC80. Entendo que RC nĘo ‚ cargo vital”cio, e a renova‡Ęo seja boa para nossa Region. Apesar de ter sido o RC que passou mais tempo no cargo, nunca fui bom em policies. :) Mas acredito que exista um processo para realizarmos elei‡äes. Vamos pesquisar! :)

    Ioram, eu so tenho a agradecer por todo o apoio que voce nos deu nessa caminhada. Fomos de trˆs sistemas a dez em pouco mais de seis meses, e seguimos
    crescendo, apesar das tentativas de nos apagar... Demos visibilidade da Z4 para o resto do mundo e mostramos que sim, eh possivel acreditar em BBS em pleno seculo 21.

    A P4 n?o menciona eleicoes, mas a pol”tica da RBT (disponivel no site), pode nos dar uma luz sobre como conduzir o processo.

    Lembro que o fato de eu nĘo ser mais o RC, nĘo exige que modifiquemos as conexäes para troca de pacotes em nossa rede. Eu posso passar a atuar como Hub, por exemplo, e mantemos como est . Posso tamb‚m continuar como feed das  reas internacionais da Fido, se preferirem. Acho que o que as principais responsabilidades seriam o roteamento dos Netmails (eventos com o ZC4), e a gestĘo do nosso Nodelist.

    Sim, vocˆ pode atuar como NC801 (que vocˆ j  faz), enquanto o RC80 fica com as atividades acima.

    E a”? Quem se anima em se candidatar?
    Quem topa encarar essa missĘo?

    Rapaz, eh osso viu? Eu ainda estou aqui matutando se me candidato ou n?o, mas gostaria que fosse um cargo rotativo...Sei l , a cada 4 ou 5 anos troca o RC e
    pronto...

    Grande abraco!
    ---

    ---
    Ate logo,
    Flavio Bessa - Sysop, Saturn's Orbit
    fcbessa@gmail.com
    --- AfterShock/Android 1.6.7
    * Origin: Mimas, orbiting Saturn - Sysop's point (4:801/188.2)
  • From Flavio Bessa@4:801/188.2 to Adler Medrado on Mon Apr 16 23:06:56 2018

    Hello, Mauro Veiga.
    On 16/04/18 1:37 PM you wrote:

    Manuel eh boa gente. Acredito que se escrever para ele
    citando
    nomes interessados ele apoiara. Ja foi o tempo das guerras
    de egos
    nas redes, ao menos aqui na Z4.

    Eu vejo umas discusses interessantes no Fidonews... As vezes at
    acaloradas demais.

    Na FN_SYSOP eh ainda pior, mas felizmente a maioria dos criadores de caso ou morreu ou sumiu...


    ---
    Ate logo,
    Flavio Bessa - Sysop, Saturn's Orbit
    fcbessa@gmail.com
    --- AfterShock/Android 1.6.7
    * Origin: Mimas, orbiting Saturn - Sysop's point (4:801/188.2)
  • From Mauro Veiga@4:801/194.1 to Adler Medrado on Tue Apr 17 07:45:48 2018
    Hello, Adler Medrado.
    On 16/04/18 20:03 you wrote:

    Hello, Mauro Veiga. On 16/04/18 1:37 PM you wrote:
    Manuel eh boa gente. Acredito que se escrever para
    ele citando
    nomes interessados ele apoiara. Ja foi o tempo das
    guerras de egos
    nas redes, ao menos aqui na Z4.
    Eu vejo umas discusses interessantes no Fidonews... As
    vezes at acaloradas demais.

    L  ‚ horr”vel.  a Fight-o-net. :-)
    Mas a maioria das brigas ficam s¢ l  ou na FN_SYSOP. Em outras  reas rola papo mais tranquilo.
    --

    ---<><><>--- Mauro Veiga - abutre.no-ip.org:2323 ---<><><>---
    --- Hotdoged/2.13.5/Android
    * Origin: Point da Coruja - Brasil * (4:801/194.1)
  • From Mauro Veiga@4:801/194.1 to Flavio Bessa on Tue Apr 17 07:48:37 2018
    Hello, Flavio Bessa.
    On 16/04/18 23:06 you wrote:

    Eu vejo umas discusses interessantes no Fidonews... As
    vezes at acaloradas demais.
    Na FN_SYSOP eh ainda pior, mas felizmente a maioria dos
    criadores de caso ou morreu ou sumiu...

    Viu a picuinha l  com o BF? Ele posta regras da  rea todo mˆs ignorando o moderador atual. :-)
    --

    ---<><><>--- Mauro Veiga - abutre.no-ip.org:2323 ---<><><>---
    --- Hotdoged/2.13.5/Android
    * Origin: Point da Coruja - Brasil * (4:801/194.1)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to Flavio Bessa on Tue Apr 17 23:39:00 2018
    Alo Fl vio (e all),

    Desculpem a mensagem grande...
    Se o tagarela valesse por quantidade de texto e nĘo de mensagens, eu estaria feito esse mˆs! :))))

    * Numa mensagem para Ioram Sette, Flavio Bessa disse:
    Rapaz, dez anos. Parece que foi ontem mesmo!

    Tamb‚m nĘo senti esse tempo passar tĘo r pido... Incr”vel!

    Pelo que deu pra entender, a rede ficou mortinha nesse per”odo.

    Acho que nunca deletei as mensagens das  reas BR.* de 2004 pra c ... :)
    Vou tentar depois gerar RBTstats anuais da BR.BBSING, s¢ pra termos uma ideia real de como foi. :)

    O trabalho n?o foi s¢ meu e do Mauro, mas de todos n¢s! Cada um
    contribuiu com
    uma coisa, desde os testes com os points ate o NNTP.

    Verdade. Estendo meus agradecimentos a todos os SysOps da Fido Brasil! :)

    Ioram, eu so tenho a agradecer por todo o apoio que voce nos deu nessa caminhada. Fomos de trˆs sistemas a dez em pouco mais de seis meses, e seguimos crescendo, apesar das tentativas de nos apagar... Demos visibilidade da Z4 para o resto do mundo e mostramos que sim, eh possivel acreditar em BBS em pleno seculo 21.

    Eu que agrade‡o.

    O prazer que tive em colocar a Brain Storm de volta no ar em 2004 foi o mesmo que quando a coloquei pela primeira vez. Muitos desafios t‚cnicos desde a recupera‡Ęo (parcial*) do backup feito em fita DAT em rede Novell, como os relacionados a usar IP no lugar de conexäes discadas, como por exemplo usar o protocolo ssh substituindo o telnet, novos fossil drivers, rodar programas DOS

    (16 bits) em shell 32 bits... E por a” vai. Configurar um Mystic do zero nĘo fica para tr s na mat‚ria diversĘo. :)

    * Um parˆnteses sobre o backup "parcial". NĘo sei se ‚ de conhecimento de todos, mas usei um aplicativo para Windows para recuperar o backup feito em Novell. Para economizar espa‡o na fita, a Novell permite compactar arquivos que valham … pena, como arquivos texto, por exemplo. EntĘo, por algum motivo (provavelmente de licen‡a), este software que usei nĘo recuperava os arquivos compactados, apenas os salvos sem compacta‡Ęo (como fotos e arquivos j  compactados com ZIP, ARJ, etc.). Dessa forma, a maior parte de arquivos do BBS

    que consegui recuperar, foram de backups (em ARJ) dentro do backup! :) Junto com as  reas de arquivos. EntĘo, Mauro, vocˆ que curte ler as mensagens dos '90, existe um universo a ser explorado caso eu consiga recuperar esses arquivos! :) Portanto, se algu‚m tiver um bom sw de backup, de preferˆncia que

    possibilite full trial como o que usei, e que consiga recuperar backups Novell

    com compacta‡Ęo, por favor manifeste-se! :) Parˆnteses fechado.

    Tirando a parte t‚cnica, BBS sem usu rios ‚ triste. Em 2004, assim que coloquei ela no ar, comecei a divulga‡Ęo e recebi um boost de acessos de ex-usu rios nost lgicos e curiosos. Mas, isso nĘo se sustentou, e logo o normal foi ter um gato pingado acessando vez por outra. Foi legal mostrar a pessoas que nĘo eram da ‚poca como funcionava. Hoje, sinto-me feliz com a chegada/volta de vocˆs! Muito bom poder jogar Global War ou Red Dragon com usu rios de outros BBS, ou ler mensagens da Fido, principalmente aqui da Fido-BR! Vamos manter a chama viva! :)

    Sim, vocˆ pode atuar como NC801 (que vocˆ j  faz), enquanto o RC80 fica
    com as atividades acima.

    Hmmm... A princ”pio, achei estranho um RC de uma Net s¢... Ser ? :)
    Achei que ser hub fosse suficiente e fizesse mais sentido.

    Mas, deixa eu tentar ser mais claro sobre a minha primeira mensagem.
    NĘo existe pressĘo para troca de RC80/NC801. Eu s¢ achei por bem colocar o cargo a disposi‡Ęo de vocˆs, por esses motivos:

    1. Vocˆs agora existem! NĘo estou mais sozinho. Passamos de 3 para 10+! :)

    2. Dei uma olhada nos hist¢rico do n¢ 4:80/0 e vi que de sou o RC que
    passou mais tempo na fun‡Ęo, seguido do Zambon que ficou de '99 a '07.

    3. Apesar de ter feito o meu papel de rotear mensagens e incentivar novos
    SysOps, atuo pouco - para nĘo dizer quase nada, na FidoNet Internacional.
    Por isso, pensei que nomes, como por exemplo o SEU :), fossem interessantes
    para dar uma renovada. :)

    4. Acho que a rotatividade ‚ importante. Como eu disse, nĘo acho que RC ou ZC
    deveriam ser cargos vital”cios. Apesar dos tempos dif”ceis em que vive
    nossa pol”tica (sem querer descambar o assunto para esse lado), queremos
    fazer da Region80 uma democracia e nĘo uma ditadura, n‚? :)

    Rapaz, eh osso viu? Eu ainda estou aqui matutando se me candidato ou n?o, mas gostaria que fosse um cargo rotativo...Sei l , a cada 4 ou 5 anos troca o RC e pronto...

    Relaxa! :)

    1. NĘo existe pressĘo, como eu coloqui. Foi s¢ uma ideia que pode ser
    amadurecida aos poucos. Sementinha plantada. Enquanto isso, eu fico de
    boas. :)

    2. NĘo acho que o trabalho de RC/NC seja tanto osso assim, principalmente hoje
    em dia, que temos poucos n¢s e o fluxo de SysOps ‚ baixo. EntĘo qual o
    trabalho? Cuidar do Nodelist (makenl)... Troca de Netmails/eventos com o
    ZC4. Gerenciar o roteamento dos Netmails p/ os n¢s (ex.: criar uma rota
    para o hub). Acho que basicamente isso.

    3. Concordo contigo sobre rotatividade. Podemos instituir elei‡äes a cada 2 ou
    3 anos, renov veis pelo mesmo per”odo? Que acham? Espero que continuemos
    sendo muitos! :)

    Enfim, como tudo que fazemos aqui, sem pressĘo! No tempo que conseguirmos... Se acharmos que faz sentido... :)

    O recado ‚ simples: o cargo de RC80/NC801 ‚ de todos n¢s. Quem quiser, a qualquer momento, revezar comigo, saibam que nĘo ficarei de forma alguma chateado. Pelo contr rio! J  foi uma honra passar tanto tempo, e ser  um prazer dividir com vocˆs.

    Foi bom que aprendemos um pouco como funciona a escolha de ZCs, RCs e NCs na Fido, e tamb‚m na nossa RBT. :)

    []'s,
    Ioram


    ---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to Mauro Veiga on Tue Apr 17 23:42:00 2018
    Alo Mauro,

    * Numa mensagem para IORAM SETTE, Mauro Veiga disse:
    Regional Coordinators are appointed by the Zone Coordinator."
    Ou seja, a Fido nĘo ‚ tĘo democr tica quanto eu achava... :)))
    Eita! Ja era hora dessas coisas mudarem, nao? Nao estamos mais nos
    anos 90. :-P

    N‚? :)

    Manuel eh boa gente. Acredito que se escrever para ele citando
    nomes interessados ele apoiara. Ja foi o tempo das guerras de egos
    nas redes, ao menos aqui na Z4.

    Sim. Acho que isso nĘo ser  um problema.

    []'s,
    Ioram


    ---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to Mauro Veiga on Tue Apr 17 23:57:00 2018
    Alo Mauro,

    * Numa mensagem para IORAM SETTE, Mauro Veiga disse:
    Boa pergunta! O Bill MacGarrity eh administrador da rede SPORTNET.
    Provavelmente quer expandir a rede e viu que ninguem da Z4 ecoa.

    A mim nao interessa. Acho que as redes que realmente valem a pena
    e acrescentam algo sao a Fidonet, Dove-net e Fsx-net - no final
    todas sao frequentadas pelas mesmas pessoas. :-D

    Pois ‚. :) Somos tĘo poucos hoje. NĘo consigo entender o motivo de tantas redes... Pra mim, seria uma boa oportunidade de movimentar as  res de esportes

    da Fido. Mas se a rede j  existe, e juntar nĘo ‚ uma op‡Ęo, quem se interessar

    pelo tema pode ter um diferencial em seu BBS! :)

    Eu entrei na Adventure-Net pensando em ter mais jogos InterBBS. Mas ‚ tĘo mortinha essa rede. :) Nunca parei pra configurar esses doors. kkkk

    Ca pra nos, houve um desanimo geral apos 2009.

    Pois ‚... Vc conseguiu identificar alguma causa? :P

    Grande Ioram!
    Durante esse tempo voce sempre fez um otimo trabalho tanto na
    coordenacao quanto nos ajudando e estimulando a configurar os
    sistemas e - principalmente - sendo um grande amigo. :-))

    Foi um prazer, e continuar  sendo, ajudar e trazer gente pro mundo dos BBS! :)

    Obrigado a todos vocˆs, usu rios e SysOps, pelo interesse nesse nosso hobby! Tamb‚m considero todos aqui como grandes amigos, mesmo sem (ainda) ter tido a oportunidade de conhecer a maioria de vocˆs pessoalmente.

    Ficaria muito feliz se voce continuasse como RC80, mas se voce tem
    seus motivos para deixar o cargo a disposicao so tenho a respeitar
    sua decisao. Nesse caso meu voto para RC80 vai para o amigo FLAVIO
    BESSA. ;-)

    Acho que esclareci esse ponto na £ltima mensagem. NĘo se tratam de motivos pessoais, nem ‚ nada urgente.

    Sobre o voto, acho que nessa £ltima mensagem tamb‚m deixei escapar que o meu voto tamb‚m seria dele! kkkk S¢ falta ele querer se candidatar. :)

    Adorei que j  decidimos se o voto seria fechado ou aberto! Mais que isso, p£blico para todos. :))))

    []'s,
    Ioram


    ---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to IORAM SETTE on Wed Apr 18 13:14:00 2018
    Quoting Ioram Sette to Mauro Veiga at 04-17-18 23:57 <=-

    A mim nao interessa. Acho que as redes que realmente valem a pena
    e acrescentam algo sao a Fidonet, Dove-net e Fsx-net - no final
    todas sao frequentadas pelas mesmas pessoas. :-D

    Pois ‚. :) Somos tĘo poucos hoje. NĘo consigo entender o motivo de
    tantas redes... Pra mim, seria uma boa oportunidade de movimentar as
     res de esportes da Fido.

    Sem duvida. Mas acho que rola muito no povo la uma "inercia" de
    continuar fazendo as coisas como nos anos 90 + politica, tipo "quero
    administrar minha propria rede", etc. Lembra como chovia
    propagandas de redes nos anos 90? :-)

    Mas se a rede j  existe, e juntar nĘo ‚ uma op‡Ęo, quem se
    interessar
    pelo tema pode ter um diferencial em seu BBS! :)

    Eu entrei na Adventure-Net pensando em ter mais jogos InterBBS. Mas ‚
    tĘo mortinha essa rede. :) Nunca parei pra configurar esses doors.
    kkkk

    A maioria das redes fora Fido-Fsx-Dove sao quase mortas. As vezes
    baixo um QWK do Necronomicon que assina um monte de redes para ver
    como andam mas nenhuma anima.

    A Whisper-net era a unica que parecia mais promissora tanto que me
    animei de assinar. Ai o Jon comecou a ter algum problema la que o
    hub ficava mais tempo fora do ar que funcionando. Acabou matando a
    rede - depois que o povo desacostuma eh dificil trazer de volta.

    Ca pra nos, houve um desanimo geral apos 2009.

    Pois ‚... Vc conseguiu identificar alguma causa? :P

    Dificil dizer...
    Nessa epoca lembro que nao desanimei so de BBS, desanimei de varias
    coisas que fazia.

    Por exemplo, eu frequentava e colaborava com varios blogs musicais
    digitalizando LPs raros para o povo. Tambem desanimei disso e
    lembro que o desanimo nao foi so meu - um monte de gente pareceu
    desanimar ao mesmo tempo.

    ACHO - puro chute - que pode ter a ver com a massificacao das redes
    sociais Orkut e Facebook. De uma hora para outra pessoas que voce
    via sempre frequentando webforuns e blogs sumiram e passaram a
    acessar so as redes sociais. Como ninguem quer ficar falando
    sozinho, a gente acaba indo ate onde o povo esta.

    Um amigo que da aulas de informatica e consertos a domicilio ja
    tinha me falado em 2010/2011 que varios clientes configuravam o
    browser para abrir direto no Facebook e que nao saiam de la para
    nada.

    Sei la, pode ter a ver. Talvez essas "correntes migratorias" na
    Internet sejam um bom objeto de estudo em sociologia.

    Grande Ioram!
    Durante esse tempo voce sempre fez um otimo trabalho tanto na
    coordenacao quanto nos ajudando e estimulando a configurar os
    sistemas e - principalmente - sendo um grande amigo. :-))

    Foi um prazer, e continuar  sendo, ajudar e trazer gente pro mundo dos BBS! :)
    Obrigado a todos vocˆs, usu rios e SysOps, pelo interesse nesse nosso hobby! Tamb‚m considero todos aqui como grandes amigos, mesmo sem
    (ainda) ter tido a oportunidade de conhecer a maioria de vocˆs pessoalmente.

    E obrigado a voce, por sempre nos ajudar tanto e ser um amigao
    virtual. Tenho certeza que um dia aparecera uma oportunidade de
    todos nos conhecermos pessoalmente acompanhados de uma cerveja
    gelada. :-)

    Ficaria muito feliz se voce continuasse como RC80, mas se voce tem
    seus motivos para deixar o cargo a disposicao so tenho a respeitar
    sua decisao. Nesse caso meu voto para RC80 vai para o amigo FLAVIO
    BESSA. ;-)

    Acho que esclareci esse ponto na £ltima mensagem. NĘo se tratam de
    motivos pessoais, nem ‚ nada urgente.

    Sobre o voto, acho que nessa £ltima mensagem tamb‚m deixei escapar que
    o meu voto tamb‚m seria dele! kkkk S¢ falta ele querer se candidatar.
    :)
    Adorei que j  decidimos se o voto seria fechado ou aberto! Mais que
    isso, p£blico para todos. :))))

    Eh isso ai! :-)
    Repito, fico feliz se voce decidir continuar como RC80. Mas se
    quiser mesmo sair direi: BESSA 2018! :-))


    []'s
    ³
    ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ Mauro R. Veiga Ä abutre.no-ip.org:2323 ÄÄÄÄÄÄÄÄ * ÄÄÄÄÄÄ
    ³

    MeSSaGe SiTTeR 1.00 - Full Version
    Live Long and Prosper

    ... O que se leva dessa vida ‚ a vida que a gente leva (Bar„o de Itarar‚)
    ___ Blue Wave/386 v2.30
    --- SBBSecho 3.00-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro - Brasil * (4:801/194)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to ADLER MEDRADO on Wed Apr 18 13:16:00 2018
    Quoting Mauro Veiga to Adler Medrado at 04-17-18 07:45 <=-

    Hello, Adler Medrado.
    On 16/04/18 20:03 you wrote:

    Hello, Mauro Veiga. On 16/04/18 1:37 PM you wrote:
    Manuel eh boa gente. Acredito que se escrever para
    ele citando
    nomes interessados ele apoiara. Ja foi o tempo das
    guerras de egos
    nas redes, ao menos aqui na Z4.
    Eu vejo umas discusses interessantes no Fidonews... As
    vezes at acaloradas demais.

    L  ‚ horr”vel.  a Fight-o-net. :-)
    Mas a maioria das brigas ficam s¢ l  ou na FN_SYSOP. Em outras  reas
    rola papo mais tranquilo.

    Complementando, tem algumas areas la onde rola um papo bem
    agradavel, como na ASIAN_LINK e BBS_CARNIVAL.

    Mas acho que a rede gringa campea em simpatia eh a FSX-Net. O Paul
    Hayton (Avon) eh a cordialidade em pessoa e isso reflete na rede.


    []'s
    ³
    ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ Mauro R. Veiga Ä abutre.no-ip.org:2323 ÄÄÄÄÄÄÄÄ * ÄÄÄÄÄÄ
    ³

    MeSSaGe SiTTeR 1.00 - Full Version
    Live Long and Prosper

    ... Diga nao … pirataria, se vocˆ j  tiver o programa!
    ___ Blue Wave/386 v2.30
    --- SBBSecho 3.00-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro - Brasil * (4:801/194)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to IORAM SETTE on Wed Apr 18 13:17:00 2018
    Quoting Ioram Sette to Flavio Bessa at 04-17-18 23:39 <=-

    * Um parˆnteses sobre o backup "parcial". NĘo sei se ‚ de conhecimento
    de todos, mas usei um aplicativo para Windows para recuperar o backup feito em Novell. Para economizar espa‡o na fita, a Novell permite compactar arquivos que valham … pena, como arquivos texto, por
    exemplo. EntĘo, por algum motivo (provavelmente de licen‡a), este software que usei nĘo recuperava os arquivos compactados, apenas os salvos sem compacta‡Ęo (como fotos e arquivos j  compactados com ZIP, ARJ, etc.). Dessa forma, a maior parte de arquivos do BBS
    que consegui recuperar, foram de backups (em ARJ) dentro do backup! :) Junto com as  reas de arquivos. EntĘo, Mauro, vocˆ que curte ler as mensagens dos '90, existe um universo a ser explorado caso eu consiga recuperar esses arquivos! :) Portanto, se algu‚m tiver um bom sw de backup, de preferˆncia que
    possibilite full trial como o que usei, e que consiga recuperar
    backups Novell
    com compacta‡Ęo, por favor manifeste-se! :) Parˆnteses fechado.

    Rapaz, isso eh um desafio muito interessante.
    Apesar de ser um noob em questoes mais tecnicas da informatica adoro
    pesquisar sobre essas coisas.
    Pontos que me ocorrem no momento:

    - Lembra o nome do programa?

    - Ja tentou entrar em contato com o suporte da Novell?

    - Esses arquivos compactados estao disponiveis ou necessitam do
    software especial para serem copiados da fita?

    - Naquele grupo Retrocomputaria Plus do FB tem uns caras que manjam
    MUITO desses sistemas. Talvez fosse uma ideia legal comentar por la
    do problema e ver se alguem ja passou por isso.

    - Flavio, voce lembra se alguem la no CdT manja bem desses
    paranaues? Existe uma fonte enorme de conhecimento potencial
    adormecida naquele grupo.


    P.S.- Vou tentar trazer meu amigo Andre Antonio Dantas para esse
    topico.


    []'s
    ³
    ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ Mauro R. Veiga Ä abutre.no-ip.org:2323 ÄÄÄÄÄÄÄÄ * ÄÄÄÄÄÄ
    ³

    MeSSaGe SiTTeR 1.00 - Full Version
    Live Long and Prosper

    ... O fog„o tinha seis bocas, mas n„o foi a Roma.
    ___ Blue Wave/386 v2.30
    --- SBBSecho 3.00-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro - Brasil * (4:801/194)
  • From Mauro Veiga@4:801/194.1 to Ioram Sette on Wed Apr 18 15:19:21 2018
    Hello, Mauro Veiga.
    On 18/04/18 13:17 you wrote:

    - Esses arquivos compactados estao disponiveis ou
    necessitam do
    software especial para serem copiados da fita?

    Outra ideia maluca: replicar o sistema que vocˆ usou na ‚poca com data retroativa numa VM para ver se o programa de backup funciona 100%.
    --

    ---<><><>--- Mauro Veiga - abutre.no-ip.org:2323 ---<><><>---
    --- Hotdoged/2.13.5/Android
    * Origin: Point da Coruja - Brasil * (4:801/194.1)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to Mauro Veiga on Sat Apr 21 21:25:00 2018
    Alo Mauro,

    * Numa mensagem para IORAM SETTE, Mauro Veiga disse:
    Rapaz, isso eh um desafio muito interessante.

    Pois ‚... :) Espero que as fitas ainda funcionem...
    Afinal, quando restaurei em 2004, o backup j  devia ter l  seus 8, 9 anos... Agora j  passam de 20! :)

    Pontos que me ocorrem no momento:
    - Lembra o nome do programa?

    Cara... Foi dif”cil, mas consegui lembrar!
    Foi o Backup Exec, da Veritas. :)
    Eles dĘo 60 dias de trial.
    Olhei rapidamente o site, mas nĘo descobri se evoluiram neste ponto.

    - Ja tentou entrar em contato com o suporte da Novell?

    NĘo. :) Na ‚poca que fiz o backup, anotei todos os passos de restore usando a Novell, que ‚ 100% compat”vel, logicamente... Mas as vari veis todas dependiam

    do ambiente onde o backup havia sido feito, e que nĘo existe mais.

    - Esses arquivos compactados estao disponiveis ou necessitam do
    software especial para serem copiados da fita?

    Eles estĘo na fita. E precisam de algum software compat”vel para recuper -los. Esse que usei, quando encontrava algum compactado, acusava erro e pulava para o pr¢ximo.

    - Naquele grupo Retrocomputaria Plus do FB tem uns caras que manjam
    MUITO desses sistemas. Talvez fosse uma ideia legal comentar por la
    do problema e ver se alguem ja passou por isso.

    Hmmm... Boa dica!

    - Flavio, voce lembra se alguem la no CdT manja bem desses
    paranaues? Existe uma fonte enorme de conhecimento potencial
    adormecida naquele grupo.

    P.S.- Vou tentar trazer meu amigo Andre Antonio Dantas para esse
    topico.

    Bom, obrigado pelas boas ideias! :)
    Acho que temos v rios caminhos para explorar...

    Um outro "problema" que terei que correr atr s ‚ de um driver compat”vel com DAT... Esse que usei j  nĘo est  mais dispon”vel. Mas acredito que resolvendo o software, isso eu consiga com alguma facilidade. :)

    []'s,
    Ioram


    ---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Ioram Sette@4:801/189 to Mauro Veiga on Sat Apr 21 21:32:00 2018
    Alo Mauro,

    * Numa mensagem para Ioram Sette, Mauro Veiga disse:
    Outra ideia maluca: replicar o sistema que vocˆ usou na ‚poca com data retroativa numa VM para ver se o programa de backup funciona 100%.

    Hmmm... A” ‚ que t ...

    O backup foi feito na rede Novell da Net-PE, entre 1995 e 1996.
    Apesar de ser usu rio desta rede, e ter acesso a algumas fun‡äes administrativas na ‚poca, nĘo fui eu quem a configurou.
    EntĘo, nĘo fa‡o ideia de como replicar esse ambiente hoje.

    Ser  que d  pra instalar Novell em VMs?! :)
    O outro ponto seria como ligar o hardware (leitor DAT) … VM...

    Talvez seja interessante verificar a questĘo do hardware logo...
    Se conseguir um dispositivo externo, tipo serial ou USB seria ¢timo, pois d  pra passar f cil o controle para uma VM.

    []'s,
    Ioram


    ---
    * Origin: Brain Storm BBS * http://www.bsbbs.com.br * Recife,PE (4:801/189)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to IORAM SETTE on Wed Apr 25 12:53:00 2018
    Quoting Ioram Sette to Mauro Veiga at 04-21-18 21:25 <=-

    * Numa mensagem para IORAM SETTE, Mauro Veiga disse:
    Rapaz, isso eh um desafio muito interessante.

    Pois ‚... :) Espero que as fitas ainda funcionem...
    Afinal, quando restaurei em 2004, o backup j  devia ter l  seus 8, 9 anos... Agora j  passam de 20! :)

    Se nao deu mofo vai funcionar na boa. Ate com mofo tem jeito
    limpando mas ai ja da bastante trabalho.

    Pontos que me ocorrem no momento:
    - Lembra o nome do programa?

    Cara... Foi dif”cil, mas consegui lembrar!
    Foi o Backup Exec, da Veritas. :)
    Eles dĘo 60 dias de trial.
    Olhei rapidamente o site, mas nĘo descobri se evoluiram neste ponto.

    Acho que vale a pena procurar referencias desse programa. Depois
    vou dar uma busca.

    - Ja tentou entrar em contato com o suporte da Novell?

    NĘo. :) Na ‚poca que fiz o backup, anotei todos os passos de restore usando a Novell, que ‚ 100% compat”vel, logicamente... Mas as
    vari veis todas dependiam
    do ambiente onde o backup havia sido feito, e que nĘo existe mais.

    Xii, ai complica a guerra.

    - Esses arquivos compactados estao disponiveis ou necessitam do
    software especial para serem copiados da fita?

    Eles estĘo na fita. E precisam de algum software compat”vel para recuper -los. Esse que usei, quando encontrava algum compactado,
    acusava erro e pulava para o pr¢ximo.

    Desconfiei disso, so o software adequado vai recuperar.

    - Naquele grupo Retrocomputaria Plus do FB tem uns caras que manjam
    MUITO desses sistemas. Talvez fosse uma ideia legal comentar por la
    do problema e ver se alguem ja passou por isso.

    Hmmm... Boa dica!

    Acho que vale a pena assuntar por la. O pior que pode acontecer eh
    ninguem saber. :-)

    Um outro "problema" que terei que correr atr s ‚ de um driver
    compat”vel com DAT... Esse que usei j  nĘo est  mais dispon”vel. Mas acredito que resolvendo o software, isso eu consiga com alguma facilidade. :)

    Alguma interface USB seria o ideal.


    []'s
    ³
    ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ Mauro R. Veiga Ä abutre.no-ip.org:2323 ÄÄÄÄÄÄÄÄ * ÄÄÄÄÄÄ
    ³

    MeSSaGe SiTTeR 1.00 - Full Version
    Live Long and Prosper

    ... Quem cala consente - ou ‚ mudo!
    ___ Blue Wave/386 v2.30
    --- SBBSecho 3.00-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro - Brasil * (4:801/194)
  • From Mauro Veiga@4:801/194 to IORAM SETTE on Wed Apr 25 12:54:00 2018
    Quoting Ioram Sette to Mauro Veiga at 04-21-18 21:32 <=-

    * Numa mensagem para Ioram Sette, Mauro Veiga disse:
    Outra ideia maluca: replicar o sistema que vocˆ usou na ‚poca com data retroativa numa VM para ver se o programa de backup funciona 100%.

    Hmmm... A” ‚ que t ...

    O backup foi feito na rede Novell da Net-PE, entre 1995 e 1996.
    Apesar de ser usu rio desta rede, e ter acesso a algumas fun‡äes administrativas na ‚poca, nĘo fui eu quem a configurou.
    EntĘo, nĘo fa‡o ideia de como replicar esse ambiente hoje.

    Ser  que d  pra instalar Novell em VMs?! :)
    O outro ponto seria como ligar o hardware (leitor DAT) … VM...

    Talvez seja interessante verificar a questĘo do hardware logo...
    Se conseguir um dispositivo externo, tipo serial ou USB seria ¢timo,
    pois d  pra passar f cil o controle para uma VM.

    Se existir interface USB para DAT (deve existir) facilita muito a
    pesquisa.


    []'s
    ³
    ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ Mauro R. Veiga Ä abutre.no-ip.org:2323 ÄÄÄÄÄÄÄÄ * ÄÄÄÄÄÄ
    ³

    MeSSaGe SiTTeR 1.00 - Full Version
    Live Long and Prosper

    ... Elvis nao morreu! Jim Morrison nao morreu! Tutancamom nao..
    ___ Blue Wave/386 v2.30
    --- SBBSecho 3.00-Win32
    * Origin: Ninho do Abutre 2 - Rio de Janeiro - Brasil * (4:801/194)
  • From Mauro Veiga@4:801/194.1 to Ioram Sette on Wed Apr 25 13:42:05 2018
    Hello, Ioram Sette.
    On 21/04/18 21:32 you wrote:

    Alo Mauro, * Numa mensagem para Ioram Sette, Mauro Veiga
    disse:
    Outra ideia maluca: replicar o sistema que vocˆ usou na
    ‚poca com data retroativa numa VM para ver se o programa
    de backup funciona 100%.
    Hmmm... A” ‚ que t ... O backup foi feito na rede Novell
    da Net-PE, entre 1995 e 1996. Apesar de ser usu rio desta
    rede, e ter acesso a algumas fun‡äes administrativas na
    ‚poca, nĘo fui eu quem a configurou. EntĘo, nĘo fa‡o ideia
    de como replicar esse ambiente hoje. Ser  que d  pra
    instalar Novell em VMs?! :) O outro ponto seria como ligar
    o hardware (leitor DAT) … VM... Talvez seja interessante
    verificar a questĘo do hardware logo... Se conseguir um
    dispositivo externo, tipo serial ou USB seria ¢timo, pois
    d  pra passar f cil o controle para uma VM.

    Fiz uma pesquisa r pida e vi que o Backup Exec Veritas ainda existe e oferece os mesmos 60 dias de teste.

    E vi drives DAT USB no Mercado Livre, mas no so baratos - o menos caro estava uns 200 reais e era usado.
    O ideal seria arrumar um emprestado, a menos que vocˆ pretendesse usar sempre. --

    ---<><><>--- Mauro Veiga - abutre.no-ip.org:2323 ---<><><>---
    --- Hotdoged/2.13.5/Android
    * Origin: Point da Coruja - Brasil * (4:801/194.1)